top of page

Escritórios Modelo de Arquitetura e Urbanismo:

o que são? De onde vem? Onde atuam?

Extensão Universitária unida à pesquisa e ao processo de graduação. Essa é uma definição, que aparece no site da FeNEA, dos Escritórios Modelo de Arquitetura e Urbanismo. Mas os EMAUs estão longe de ser apenas uma simples forma de extensão.

 

Os EMAUs tem por objetivo não apenas complementar a educação universitária, mas manter um compromisso com a realidade social da cidade. É voltado para comunidades organizadas que não teriam de outra forma acesso a projetos de Arquitetura e Urbanismo - uma parcela de 80% da população - não interferindo assim no mercado da profissão.

 

O POEMA - Programa de Orientação a Escritórios Modelo de Arquitetura e Urbanismo, serve não como um livro de regras, mas como um norteador e um divisor. Nele estão alguns dos compromissos que os EMAUs seguem que o diferem de outras extensões universitárias, como por exemplo, o não-assistencialismo, não realizar projetos pessoais, ter os professores como orientadores e responsáveis técnicos, porém com o EMAU gerido pelos estudantes de forma horizontal, sem hierarquização.

 

Os Escritórios Modelo estão entre os projetos mais bem sucedidos da FeNEA, tendo mais de 40 EMAUs entre tentativas e ideias com mais de 20 consolidados. Entretanto, um EMAU muitas vezes tem que lutar por espaço, verbas e apoio da faculdade, e a experiencia de outros pode ajudar.

É ai que entra o SeNEMAU.

A lista de Escritórios Modelo da FeNEA tem

mais de 40 EMAUs. Confira no mapa.

bottom of page