top of page

A Cidade SeNEMAU

e seu entorno

Recebendo o SeNEMAU pela segunda vez - a primeira foi em no ano de 2003 - Florianópolis é uma cidade de contrastes. De ocupações irregulares a bairros de luxo, de lugares pacatos a um centro urbano e nervoso. De um verão escaldante a um inverno, que os participantes vão conhecer, congelante e quem sabe até nevado.

 

A capital de Santa Catarina é uma das três capitais-ilha do Brasil. Não há divisões em zonas como há em várias cidades, mas em partes da ilha de Santa Catarina - Norte, Sul, a Região Central e a Lagoa, ao leste, além da Região Continental - sim, também tem um parte de Floripa no continente. 

 

No Centro fica o coração urbano, o centro histórico e politico da cidade. Quem vem de ônibus desce ali, na Rodoviária Rita Maria, bem perto das pontes que ligam a ilha ao continente. Já a nossa Cidade SeNEMAU, que será no Campus da UFSC, fica bem no meio da ilha e pertinho de tudo - bancos, comércio, serviços e alimentação.

 

Quem chegar de avião aterrisará no sul da ilha, onde fica o aeroporto. Enquanto o norte é mais conhecido e visado por quem vem de fora, o sul é mais calmo, mas também guarda suas surpresas. E ao leste, ainda temos a Lagoa da Conceição. E do outro lado das pontes, o continente. Lugar pra ir não falta, e nós levaremos os participantes nas vivências do SeNEMAU.

 

O transporte em Florianópolis é feito por ônibus urbanos e táxis, e apenas isso. Mesmo o transporte marítimo é pouco explorado. Se queres dar uma volta de ônibus, pode pegar um e descer no terminal, onde acontece a integração - que é como se chama a baldeação por aqui - e de lá dá pra ir pra qualquer lugar de Floripa com uma passagem só.

 

Ah, só pra te lembrar: não vem esperando que vai estar calor, porque o SeNEMAU vai ser no meio do inverno e será bem frio por aqui. É bom te agasalhar bem.

 

Quando a gente disse que queria vocês se sentindo em casa aqui no SeNEMAU, não estavamos brincando. Os participantes ficaram na nossa casa: a ARQ. 

 

ARQ é a sigla do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFSC e do próprio curso. Quem estuda Arquitetura sabe como é passar muuuuito tempo no prédio e ficar mais nele que na nossa casa. 

 

Antes formado por um prédio de madeira provisório - o Pavilinho - o Departamento se mudou na última década para um prédio novo que, apesar de "pronto", nunca teve seu projeto original concluído.

É nesse prédio o alojamento do SeNEMAU. O Pavilhinho, no entanto, continua ali, em parte. Os estudantes tem feito do Pavilhinho um espaço de convívio - no último ano foi até mesmo feito um ateliê pelo alunos, entre outras melhorias. É no Pavilhinho que ficam o Centro Acadêmico (CALA) e a Sala do AMA. 

 

O Pavilhinho e o Prédio serão a Cidade SeNEMAU 2014. Não haverá necessidade de dormir em barracas, já que as salas de aula virarão quartos. Há chuveiros no prédio e no Centro de Desportos (CDS), nosso vizinho, e também teremos a já tradicional rádio. Haverá transporte para as vivências e outras atividades externas.

 

A Cidade SeNEMAU fica no Campus Trindade da UFSC, que conta com agências bancárias, caixas, livraria, restaurante e pontos de ônibus a uma curta distância a pé. Pra chegar ou sair da Cidade SeNEMAU de ônibus, basta pegar as linhas Volta ao Morro Pantanal ou UFSC Semidireto.

 

bottom of page